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Sou Comunicóloga/Psicopedagoga com extensão em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Sou casada com uma pessoa especial/companheiro maravilhoso: Acácio - Minha Vida e, juntos temos três lindas princesas. Quando me comprometo com algo levo a sério e faço tudo para que o melhor seja o resultado. Acredito na Inclusão escolar e aposto que o OLHAR é uma das ferramentas primordiais para o alavancar dessa ideia.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AMOR POR QUEM VOCÊ ATENDE! Cumprir somente Leis não vai mudar nada.


Lendo a produção que segue logo abaixo, que infelizmente não sei de quem é a autoria, mas muito interessante reforçou em mim o seguinte questionamento: Quem é o deficiente? Ele, que espera de você uma ação, o uso de uma estratégia que permita que o mesmo possa externar sua capacidade de compreensão, que juntos vocês podem manter uma comunicação produtiva e prazerosa, que você pode ensinar, mas pode também aprender e vice-versa. Ou você, que está preso a um olhar ofuscado que acha que só é possível fazer se tudo estiver ao alcance. Que para desenvolver habilidades ou realizar ações, na temática: aprender só é possível se não lhe faltar nenhum membro, se todos os seus sentidos estiverem em perfeito funcionamento e o seu cérebro a todo vapor... E aquela palavrinha que até usamos, infelizmente selecionamos onde e com quem usar: SUPERAÇÃO.   Gente olha para natureza! Que show de harmonia e superação ela nos demonstra a cada dia seja com a fauna ou com a flora. Foi por OLHAR a natureza que o homem EVOLUI; aprendeu a se defender, proteger... ir além. Foi com o OLHAR. Vamos olhar, olhar e buscar principalmente a EVOLUÇÃO INTERIOR que quebre as amarras de preconceitos, que nos coloque nos trilhos da HUMANIZAÇÃO, do respeito e crédito pelo OUTRO.
Reforço o que ficou tão forte no meu aprendizado acadêmico de psicopedagogia e que faço questão na prática de já uma década buscar alimentar e viver a reflexão: “nada é verdade, nada é mentira... tudo depende do olho que observa.” Quando seu olhar se encanta e os ouvidos permitem ouvir o som do é possível, você rompe barreiras, você vai além e ai torna-se um misto de prazer satisfatório que sufoca a sua fala e verbalmente não lhe é possível com palavras dizer o quanto é bom constatar que tudo é possível. E essa limitação que emocionalmente te prende, não impede que você mesmo sem falar seja entendido: teu choro fala, teu corpo fala, TEU OLHAR FALA. É magnífico!
É acreditando na possibilidade de uma EDUCAÇÃO INCLUSIVA REAL que transcrevo partes do texto que motivou o renovar do meu questionamento: Quem é deficiente?
“A Inclusão não pode se limitar ao cumprimento das leis, a Inclusão Escolar vem sendo mal compreendida. Tanto nas escolas de ensino especial como nas escolas de ensino regular precisam se reorganizar. Ambas precisam se desacomodar, parar de tratar a Inclusão como “ajudar” a portadores de deficiências... A Inclusão valoriza diferentes ritmos de aprendizagem e diferentes habilidades, cada ser humano carrega consigo aptidões, potencialidades.
Formação profissional é necessário sim, mas o mais importante é o amor por quem se atende...Isso é o que faz a diferença na Educação.”
Por: Rosecleide Santos Araújo Silva – Comunicóloga/Graduanda em Letras Português/Psicopedagoga com Extensão em Educação Especial e AEE

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