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Sou Comunicóloga/Psicopedagoga com extensão em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Sou casada com uma pessoa especial/companheiro maravilhoso: Acácio - Minha Vida e, juntos temos três lindas princesas. Quando me comprometo com algo levo a sério e faço tudo para que o melhor seja o resultado. Acredito na Inclusão escolar e aposto que o OLHAR é uma das ferramentas primordiais para o alavancar dessa ideia.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

"Inclusão escolar, portanto, é um dever do homem, direito do cidadão e ato solidário."


"Inclusão escolar, portanto, é um dever do homem, direito do cidadão e ato solidário."

O olhar do professor inclusivo percebe e, tem a certeza que não existirá jamais sala homogênea; não limitando-se as deficiências e sim, compreendendo que cada ser é definitivamente ímpar e tem suas dificuldades e seu jeito próprio de aprender. O professor inclusivo não fará atividade diferenciada exclusivista, onde todos julgados "normais" usarão alfabeto móvel, escreverão palavras etc e os não normais farão no canto da sala isolados uma pintura qualquer sem direcionamento ou melhor, sem a mediação pedagógica. Seja o alfabeto móvel ou a pintura dirigida, estes se bem planejados e visto quais pontos se pode atingir na aprendizagem através deles serão proveitosos para toda turma, sem grupos separados. A atividade pode ser utilizada beneficamente para TODOS, basta o olhar sensível do professor com embasamento teórico e uma prática segura de que APRENDER é possível para todos. Se não se avança todos ao mesmo tempo, volta-se com uma nova estratégia e outra e mais outra até que todos demonstrem aptidão. Não é repetir a mesma estratégia, o recurso pode até ser o mesmo, mas a forma de explorá-lo pode ser outra. Essa é a postura do professor de olhar inclusivo. Lembrando sempre, que inclusão vai além das deficiências seja ela física ou mental, incluir é perceber o outro(aluno) e seu estilo de aprendizagem e buscar na sua metodologia e didática as diversas possibilidades de, através do recurso de aprendizagem escolhido se permitir ser entendido e partilhado pelo aprendiz.

Assim, ensinante e aprendente colocarão realmente a indisciplina, que muitas vezes surge para mascarar o não saber, a falta de entendimento, do lado de fora da sala de aula e até mesmo de todo ambiente escolar.

Rosecleide Silva - 06/01/12



Um comentário:

  1. É verdade Rose, a indisciplina escolar deve ser encarada como uma denúncia da não tolerância,da exclusão, da fala de amor, do desrespeito ou de um olhar incompreensivo a bruta realidade vivida por nossos alunos.

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